top of page

Texto crítico Wagner Nardy sobre as séries Vortex e Corpo
 

Sergio Allevato se interessa naquilo que se esconde por trás das imagens cotidianas. Seu olhar busca em mercados populares, tecidos, bancas de revistas, histórias em quadrinhos, jardins, registros botânicos, publicidade e propaganda espalhadas pela cidade, em busca daquelas mensagens políticas ali camufladas.

Da discussão entre soberania e independência cultural, e da necessidade urgente de uma nova aliança entre o indivíduo e o meio ambiente, surgem trabalhos que esteticamente trazem um conflito instalado pelo artista; a tensão entre abstração e figuração.

São pinturas de grande poder estimulativo, matéricas e orgânicas, mas também trazem elementos superficiais e frios que ora as cortam e ora as amarram.  

Esse conjunto de pinturas pretende criar uma experiência rica abrindo muitas portas para a compreensão de objetos sociais complexos, colonialismo e sustentabilidade. Com grande apuro técnico são trabalhos de muita densidade artística.

O Vórtex, imortalizado em um popular desenho animado americano, vira um portal que permite que sejam atravessadas fronteiras importantes e que revela forças invisíveis que se escondem no lado de lá. 

                                                                                                                         Wagner Nardy

bottom of page