Por mais de uma década, Sergio Allevato desenvolveu um corpo de trabalho consistente que mistura diferentes mídias, como pintura, escultura, instalação e muito mais. No cerne de sua produção, o artista investiga as intricadas relações históricas entre o Brasil e o imaginário coletivo do mundo.
Está interessado em saber como o Brasil (ou braZil, com b minúsculo e z maiúsculo, título de uma importante série de obras do artista) participa de uma complexa teia de assuntos geopolíticos que engloba questões de imperialismo, colonização e dependência cultural. Portanto, as obras do artista têm um profundo senso de identidade e pertencimento, afirmando tanto o lado brilhante e colorido da ideia altamente difundida do Brasil de um paraíso tropical idílico quanto a violência que os processos históricos impuseram a própria história do país.
Através de uma abordagem muita precisa de uma visualidade extravagante, Allevato pinta e esculpe personagens da Disney, pássaros, flores e outras figuras amplamente reconhecíveis que em sua superfície, parecem entreter e encantar nossos olhos. Em um nível mais profundo, todos eles compartilham sentimentos complexos de passividade/agressividade: embora coloridos e sensuais, seus personagens e paisagens nos lembram, sempre, das muitas camadas sob seus sorrisos e expressões peculiares.
Entre liberdade e aprisionamento, exuberância e raiva, clichês e duras verdades, as obras de Allevato frequentemente nos deixam em estado de perplexidade – atônitos com sua beleza, mas também surpresos com a sua dimensão política acurada e ácida.
Victor Gorgulho
Curador, Rio de Janeiro, Brasil